terça-feira, 12 de março de 2013

Dica de festa - Como servir frutas



Vez por outra, trato do tema festas aqui no blog, porque é algo que realmente me encanta. 
Amo inventar, planejar e executar festinhas caseiras. 
Além disso, me preocupa muito o fato de saber que algumas pessoas intolerantes à lactose gostariam muito de fazer uma festinha em casa, mas se sentem desanimadas pela própria limitação alimentar.
Hoje é possível conseguir fornecedores, preparar comidinhas saborosas isentas de lactose em casa, existem tantas idéias bacanas que não tem porquê não comemorar. É possível se sentir feliz na sua própria festinha. 
Ultimamente também, com um filho pequeno, tenho questionado muito a cultura das festinhas tradicionais, os excessos, o cardápio, a decoração, enfim, fico sempre buscando soluções que estejam mais próximas dos nossos valores familiares e que traduzam o tipo de educação que gostaríamos de passar para ele também nessas ocasiões.
Foi lançado o documentário Muito além do peso e é imprescindível que todo papai e mamãe assista. A obesidade infantil está se tornando uma pandemia moderna. Depende de nós mudar essa triste realidade, com  bons hábitos alimentares começando em casa.
Nesse contexto, foi lançada na rede mundial a Campanha do Frutaço para promover o consumo de frutas na Páscoa em substituição ao chocolate, principalmente entre crianças pequenas, já que o consumo do chocolate não é recomendável para crianças menores que 3 anos, segundo o Proteste. 
Aqui em casa, temos o hábito de incluir também em festinhas o consumo de frutas.
Pensando nisso, selecionei algumas imagens de como servir frutas em festas.
Há uma infinidade de maneiras: fruta no espetinho, fruta na forminha de papel, pedacinhos de frutas na casquinha de sorvete, picolé de melancia, bolinhas de melão (duas cores) e de melancia no copinho, além da já tradicional salada de frutas.


Garanto que irão se surpreender com a receptividade, as pessoas gostam de ter opções mais saudáveis no cardápio das festinhas, sem falar que as frutas são isentas de lactose. (rs)
Experimente e depois venha me contar o que achou.







2 comentários:

  1. Adorei o post, estou preparando um piquenique pra comemorar os 2 anos da minha filha e estava pensando em como servir as melancias de uma maneira atrativa...agora já sei:)bj e obrigada, dani liliceusa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Lilice, que coincidência!!! Também faremos um piquenique em comemoração aos 2 anos do nosso filho, que é essa semana. (rs) Esses picolés de melancia fazem muito sucesso, fomos num aniversário de um amiguinho dele que teve e eu também já fiz aqui em casa para ele e meus sobrinhos, eles amaram. Beijos e sucesso na sua festinha! Depois me conta como foi.=)

      Excluir