quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Docinho de abacaxi sem lactose X Brigadeiro sem lactose


Depois que publiquei a postagem "Como fazer uma festinha sem lactose ou quase" aqui, descobri as "Receitas sem leite - Gostosuras para crianças alérgicas ao leite" de Oswaldete Klaczko aqui e fiquei com vontade de experimentar duas receitas de docinhos sem lactose que seriam perfeitos para festinhas em casa.
Os escolhidos foram o docinho de abacaxi e o brigadeiro (1ª receita).
O legal de preparar essas duas receitas juntas é que uma leva 2 gemas e a outra leva duas claras,   aí não tem como haver desperdício de ovo.
Pela foto dá pra ver que esteticamente ficam iguaizinhos aos docinhos convencionais, o sabor é que muda. O de abacaxi lembra muito um beijinho de coco, inclusive a consistência. O brigadeiro fica mais parecido com uma trufa, inclusive o sabor e a consistência, é muito diferente do brigadeiro tradicional. Eu achei os dois bem gostosos, mas tenho alguns comentários a fazer sobre as duas receitas.

Docinhos de Abacaxi

Ingredientes:

1 xícara de Karo (usei um vidrinho pequeno que dá na mesma, conferi no medidor de xícara)
1 pacote de 100g de coco ralado
1 abacaxi pequeno descascado e ralado
2 gemas
1 colher de sopa de margarina (usei o creme vegetal Becel)

Preparo:

Misture todos os ingredientes, leve ao fogo e mexa até a massa despregar do fundo da panela, Retire a massa. Ponha num prato e deixe esfriar. Enrole formando bolinhas. Passe em açúcar cristal alisado.

Meus comentários:

Não pensei que demorasse tanto tempo para chegar no ponto de despregar da panela, é um bom tempo mexendo a massa. A massa não fica com aspecto homogêneo enquanto se está com ela no fogo e até quando chega no ponto de despregar da panela. Você acha que a receita não dará certo por isso, mas depois que a massa esfria e você vai enrolar os docinhos, é impressionante, a massa não gruda na mão, é muito fácil de enrolar e os docinhos ficam bem firmes, uniformes e consistentes. Quando você morde, os docinhos ficam exatamente na consistência de um beijinho de coco. O sabor é muito bom. Depois de enrolar e passar no açúcar cristal espetei cravinhos. Essa receita rendeu 35 docinhos pequenos.

Brigadeiro

Ingredientes:

1 tablete de 200g de chocolate meio amargo ( eu acabei usando a barra de 180g do chocolate meio
                                                                   amargo da Garoto, porque foi o que encontrei)
ATENÇÃO: Mudaram a formulação desse produto da Garoto que agora contém leite e não é mais indicado à intolerantes à lactose!

2 claras de ovo
3 colheres de sopa de açúcar

Preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Bata a parte as claras em neve e coloque o açúcar, continue batendo. Depois misture o chocolate derretido e continue batendo. Fazer os brigadeiros com a massa e passa-los no chocolate granulado.

Meus comentários:

Depois de pronto esperei esfriar na temperatura ambiente, mas a massa continuou muito mole pra enrolar e resolvi levar para a geladeira. Depois de um tempo na geladeira, ela ficou bem consistente, com a ajuda de uma colher fui retirando e tentando fazer as bolinhas. As primeiras até que saíram, mas a medida que fui enrolando, o calor da mão foi derretendo o chocolate que ia grudando na mão e dificultando, aí tinha que lavar a mão e começar a enrolar de novo. Achei pouco prático isso, tanto que fiquei sem paciência de enrolar a massa toda. Próxima vez vou despejar em copinhos de brigadeiro de colher. Como falei antes, eles ficam gostosos, mas não ficam cremosos como os brigadeiros tradicionais, ficam com o sabor e a consistência mais parecidos com a de uma trufa.

Depois dessa experiência, fiquei com vontade de experimentar outra receita de brigadeiro sem lactose para ver se dá mais certo, a do blog O Diário de Receitas sem Lactose, por exemplo, porque é o melhor blog de receitas sem lactose que eu conheço. Recomendo!

Atualização: Karo é glicose/glucose de milho, parece mel, você encontra em qualquer supermercado em vidros, tem de diversas marcas, o Karo é um dos mais conhecidos, mas pode ser qualquer um.

11 comentários:

  1. Marília, eu amo docinho de abacaxi! Na minha festa de aniversário de 11 anos minha mãe fez uma panelona e passamos a tarde toda enrolando. Tinha mais docinho de abacaxi do que brigadeiro, rs.
    Aliás, os 2 docinhos estão com uma cara ótima! Acredito que o sabor do seu brigadeiro tenha ficado bem parecido com o meu, parece uma trufa mesmo, mas é bom gostoso, achei um ótimo substituto! Se chegar a fazer me conte o que achou! :)
    Grande Beijo e Muito Obrigada pela citação ao blog, fiquei muito feliz!!
    Monalisa

    ResponderExcluir
  2. Marília, foram esses que vc colocou no copinho na sua festa não foi??? Tava muitoooooo bom!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Luizi,
    O de abacaxi sim, o de chocolate foi a receita do musse que tem no outro post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. É glicose ou glucose de milho, parece um mel, vende em qualquer supermercado em vidros, tem de diversas marcas, o Karo é um dos mais conhecidos, mas pode ser qualquer um.
      Abraço!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Paty,
      O chocolate "meio amargo" da Garoto não tem lactose, os demais da marca sim.
      Abraço.

      Excluir
  6. oi Marília, posso congelar os docinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, desculpe a demora em responder. Nunca testei congelá-lo. Abraço!

      Excluir
  7. Atenção! Mudaram a formulação desse produto da Garoto que agora contém leite e não é mais indicado à intolerantes à lactose!

    ResponderExcluir
  8. Tem como substituir o karo na receita dos docinhos? Minha filha é alérgica a milho.

    ResponderExcluir