segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Apaixonados por pizza sem lactose

Quando descobrimos a intolerância à lactose pensamos logo: E a pizza? 
Não tem jeito, todo mundo é apaixonado por pizza.
Não é a toa que uma das cenas mais engraçadas que li em um livro era sobre a tentativa de dois personagens entrarem em uma casa que não conheciam o dono. Eles não sabiam o que fazer para conseguir entrar, então tiveram a idéia de interfonar e falar: "Abre, trouxemos pizza!". E claro que o portão foi imediatamente aberto.   ( risos)
Há quem diga que uma pizza somente é uma pizza com cobertura de queijo. Errado!
Os  napolitanos discordam e os inventores da pizza como a conhecemos hoje merecem um crédito. O que faz uma pizza é  uma boa massa e um bom molho de tomate. Não é a toa que um dos mais populares e tradicionais sabores de pizza na Itália é o Marinara (foto) que é composto de massa, molho de tomate, azeite de oliva, orégano e alho. Mais simples impossível, mas essa pizza não deixa de ser extremamente saborosa, eu provei direto da fonte e o que posso dizer é que é simplesmente maravilhosa.
Outro detalhe é que a verdadeira pizza italiana não leva leite na massa, somente farinha de trigo, fermento, água e sal.  No entanto, quando vamos a uma pizzaria não podemos escapar da pergunta: "Na massa vai leite?" Porque existem lugares que ainda insistem em descaracterizar uma receita que já é originalmente boa. Pra quê? Eu me pergunto. Acho que as mãos de determinados cozinheiros coçam se não acrescentarem leite em todas as receitas. (risos)
Como uma boa massa sem lactose e um bom molho de tomate já é meio caminho andado para uma boa pizza, o restante dos ingredientes você decide! 
Eu sempre peço para tirar o queijo e os sabores que ficam mais gostosos na minha opinião são o de calabresa, portuguesa e atum. Aí se você quiser acrescentar cebola, azeitona, abobrinha ou berinjela assada fica  melhor ainda. Eu recomendo negociar a substituição do queijo por outro ingrediente, eu sempre faço isso. 
Já deu pra perceber que também sou uma apaixonada por pizza e aqui em Brasília descobri várias pizzarias  que preparam a massa sem leite. Achei que seria bom compartilhar essa informação aqui no blog para ajudar os que estão nessa procura.
Para quem mora em São Paulo, não deixem de ir na Speranza, o lugar em que comi a pizza  genuinamente napolitana mais longe de Nápoles. (risos)
Abaixo a  listagem das pizzarias em Brasília com a massa da pizza sem lactose, a maioria faz serviço de entrega:
  • Baco Pizzaria - SCLS 408, Bloco C, Loja 35, Asa Sul e SCLN 309, Bloco A, Loja 30, Asa Norte.
  • Capodanno - Terraço Shopping, Cruzeiro.
  • Fratello Uno Pizzaria - SCLC 103, Asa Sul e SCLN 109, Asa Norte.
  • Pizza a bessa - SCLS 214, Bloco C, Loja 40, Asa Sul e CLSW 101, Bloco B, Subsolo, Sudoeste.
  • Super Pizza - SCLN 116, Bloco D, Loja 10, Asa Norte.
  • Valentina Pizzaria -  SCLS 310, Bloco A, Loja 02/06, Asa Sul e SCLN 214, Bloco A, Loja 09, Asa Norte.
  • Vila Milagro - SCLN 116, Bloco A, Loja 18/20, Asa Norte.


2 comentários:

  1. Outro dia fui na Pizza Hut da asa sul na 405,e lá também por enquanto parece que a pizza tá sendo feita sem leite =] O pessoal garantiu que não tinha leite,e foram bem legais ,e a gente resolveu testar,usei meu namorado de cobaia e de fato não tivemos problema nenhum =] Se algum dia quiser tentar ir la fica essa outra dica xD E o legal de lá é pq a massa vem do jeito que a gente quiser,grossa,fina... =D

    ResponderExcluir
  2. Recentemente descobri que minha filhinha de 8 anos e eu somos Alergicas a proteina do leite e derivados. Estou sofrendo para fazer as substituições, e encontrar produto sem leite ou derivados. Principalmente para a minha filhinha que a nutricionista criou uma dieta especial. Me ajudem. onde posso encontrar os produtos para o dia a dia de uma criança, pães, biscoitos, chocolates e bolos - sem leite ou derivados????

    ResponderExcluir