sábado, 11 de agosto de 2012

Como fazer uma festinha sem lactose ou quase



Quando oferecemos uma festinha em casa devemos levar em consideração que hoje é muito comum pessoas com restrições alimentares. Assim como também vegetarianas, diabéticas, ou que por escolha não consomem mais frituras ou refrigerantes. O ideal, então, é que o cardápio traga opções para esses convidados.

Como é muito difícil fazer uma festinha completamente isenta de lactose ou de outro componente alergênico,   o que recomendo é que tudo esteja muito bem sinalizado, com etiquetas, ou com lista do cardápio bem acessível nas mesas para que os interessados possam consultar ao longo da festa.

Por experiência própria, não dá pra confiar só na informação verbal, por mais que você tenha a melhor das intenções em oferecer algo a esses convidados e oriente quem irá servir. Na hora da festa são tantos afazeres e coisas com o que se preocupar, que as pessoas acabam esquecendo quais são os itens especiais. Assim como, nem sempre os convidados com esse perfil se sentem a vontade em perguntar.


É muito bom ter tempo e disponibilidade de preparar tudo em casa, como nossas mães faziam, mas isso nem sempre é possível. A vantagem de fazer em casa é que nos certificamos do preparo dos itens especiais. No entanto, quando encontramos um bom fornecedor que tenha produtos assim é uma ajuda e tanto.

Aqui em casa, na festinha de 1 ano do nosso filho, pesquisamos  em Brasília fornecedores que oferecessem produtos sem lactose para incluirmos no cardápio. Foi uma busca difícil, mas no final comprovamos de que não era impossível achar produtos assim. Passado o aniversário acabei descobrindo outros fornecedores, que ainda não experimentei, mas para facilitar a vida de quem está nessa procura fiz a listagem a seguir. Quem souber de mais algum, pode indicar nos comentários.


Fotos: Quitandoca http://www.quitandoca.com.br/
Papelaria: Tuty http://www.tuty.com.br/
Decoração: Marília (eu mesma)











Um comentário: